Publicidade

Política
Leia as colunas de Fernando Rodrigues sobre a sucessão

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Resultado final
Lula61,3% 
Serra38,7% 

Debates e Entrevistas
Arquivo
ÁLBUM DE FOTOS
PERFIL DE LULA
HORÁRIO ELEITORAL
SUCESSÃO ESTADUAL
ARTIGOS
Candidatos
PRESIDENTE
GOVERNADOR
RESULTADOS
Serviços
TSE E TREs
PARTIDOS
LEGISLAÇÃO
Notícias
FOLHA ONLINE
UOL NEWS
VEJA ONLINE
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MÍDIA GLOBAL
FERNANDO RODRIGUES
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

25/10/2002 - 21h02

Lula se despede em clima de festa; Serra pede virada aos 45 minutos do 2º tempo

Da Redação
Em São Paulo

Os últimos programas na TV dos dois candidatos à Presidência da República foram apresentados na noite desta sexta-feira. Enquanto Serra pediu que cada eleitor seu se responsabilize por conquistar mais um voto para conseguir uma virada aos 45 minutos do segundo tempo, Lula apresentou sua equipe, agradeceu o país e, em tom de festa, pediu voto aos eleitores.

Serra
O programa do tucano admitiu a desvantagem nas pesquisas e pregou a "virada". A propaganda usou um novo jingle, dizendo que o "vento virou, levando o mau tempo para lá".

Em seguida, foram mostradas manchetes dos jornais às vésperas do primeiro turno, afirmando que o debate da Globo havia sido decisivo para a realização do segundo turno. "Quem já fazia festa e dava a eleição como encerrada teve de parar de comemorar", disse o locutor.

A frase foi uma deixa para fazer propaganda sobre o debate desta sexta, na TV Globo. "Pela primeira vez, candidatos estarão frente a frente na Globo. Uma frase, uma idéia, um lance, como em qualquer grande final, pode decidir tudo".

"No dia seguinte à minha eleição, o real se fortalece, porque renovaremos a credibilidade do Brasil. Eu tenho não só visão de como mudar o Brasil, mas eu digo como e onde. As mudanças vão chegar a todos os cantos do Brasil. Em todos os lugares do Brasil você vai encontrar frutos do meu trabalho", disse Serra.

Então, o candidato passou a falar sobre sua estratégia de que cada eleitor seu consiga um novo voto. "A virada começa com você conseguindo um voto para mim", disse Serra.

"Cada voto vai virar emprego, vai virar melhor salário mínimo, mais segurança, mais creches, com a rede 'Quero-quero'", afirmou o locutor.

"Com todo respeito aos analistas e às pesquisas, antes que o povo vote, não há vencedor. Seu voto é que decide. A campanha não acaba agora, só o horário eleitoral termina hoje. Depois do debate, tem o sábado inteiro para que o Brasil decida e para você, que já se decidiu pelo Serra, busque mais um voto para ele. Só depois que o povo votar, teremos o resultado", disse a apresentadora.

Em seguida, foi exibido um clipe, sob a introdução: "O Brasil sempre gostou de viradas". Foram mostradas cenas de um jogo de futebol. "O brasileiro gosta do jogo que é decidido meio que por milagre", afirmou o locutor, enquanto imagens de um jogo de futebol eram exibidas.

"De hoje a domingo, o Brasil tem o desafio de virar o jogo ou virar um país sem rumo. Cada pessoa que vota em Serra precisa conseguir mais um voto. O Brasil vai ver o medo virar confiança. Precisamos virar o jogo aos 45 minutos do segundo tempo".

Lula
O último programa da coligação Lula Presidente começou mostrando o esforço do candidato petista. "Uma campanha eleitoral exige muito sacrifío de todos, mas especialmente dos candidatos: Lula viajou por 93 cidades diferentes, fez 103 comícios, 66 carreatas, passou 147 horas dentro de avião e percorreu 61.127 quilômetros - quase duas voltas ao mundo".

O programa carregou no caráter emotivo - mostrando imagens de comícios, carreatas, making of de entrevistas, de gravações de programas eleitorais sob a trilha sonora dos jingles.

A dupla sertaneja Zezé di Camargo e Luciano, que se apresentou em vários showmícios, cantou e deu um depoimento: "Fico feliz porque vou poder dizer aos meus filhos que eu fiz parte dessa mudança", disse Luciano.

Lula entrou no programa agradecendo a todos os integrantes da campanha, à mulher, Marisa, às lideranças, governadores, prefeitos e parlamentares do PT "que tanto ajudaram nesta campanha".

"Bem, esse é o meu último programa, e eu gostaria de mostrar para vocês de casa o esforço de toda a equipe. Por isso, quero pedir uma grande salva de palmas para todos os companheiros que trabalharam na assessoria, na mobilização, no jornalismo, no apoio. Também quero pedir uma salva de palmas para vocês, eleitores e eleitoras de todo o Brasil."

Ao chegar no final da propaganda eleitoral, Lula se disse cansado mas feliz: "Se Deus quiser essa será uma campanha vitoriosa."

O candidato conclamou os eleitores a não desistir do voto, como ocorreu no primeiro turno em função das grandes filas em várias zonas eleitorais, e afirmou: "Minha parte já está feita. Mude para contar para os seus filhos e netos que você mudou a história do Brasil".

"Vocês sabem que vamos enfrentar muitas dificuldades. Mas esse país é muito maior que os problemas. Vamos construir um Brasil diferente: mais justo, mais forte, mais feliz."

Por último, o petista agradeceu a todos e disse: "Minha amiga 'quase-Lula', da mesma forma que você quer ser feliz e não quase-feliz, o Brasil precisa de uma mudança e não de uma quase-mudança".

O programa terminou com os dizeres: "Se Deus quiser, esse dia (27 de outubro) entrará para a história do nosso país como o dia em que a esperança venceu".




07/12/2010

09h23 Sob tensão, Haiti aguarda resultado oficial da eleição


01/12/2010

09h41 Processo eleitoral do Haiti está "estabilizado", diz ONU


29/11/2010

09h03 Protestos e denúncias de fraude marcam eleição no Haiti


28/11/2010

10h40 Haiti vai às urnas em meio a cólera e confusão


24/11/2010

08h56 Divulgação de resultado eleitoral provoca protestos em Cabul


31/10/2010

10h38 Lula vê vitória de Dilma e diz que Serra sai "menor" de disputa


04/10/2010

10h45 Eleições na Bósnia apontam impasse por divergências étnicas

09h50 Esquerdista e conservadora travam disputa apertada em Lima


03/10/2010

12h17 Lula se mostra confiante em vitória de Dilma no 1o turno


Veja índice
completo de notícias



Copyright 2002 UOL - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação,
eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do UOL ou do detentor do copyright.